• 3Green Atacado

Por que os gestores devem aprender a linguagem de T.I.


Você sabe Por que os gestores devem aprender a linguagem de T.I.? Se a reposta é não, confira o artigo e aprenda isso e muito mais sobre o assunto.


...as pessoas que não se adequam a ela acabam ficando para trás.

Estamos vivendo em mundo onde a tecnologia está ganhando cada vez mais espaço e as pessoas que não se adequam a ela acabam ficando para trás. Esse é apenas um dos motivos do Por que os gestores devem aprender a linguagem de T.I.


Existem muitos outros motivos, que você verá ao longo do artigo, que fazem da tecnologia de informação algo importante no gerenciamento das empresas de maneira eficiente.

As inovações tecnológicas vieram para promover o processo de globalização, pois tudo que a sociedade requer é criado, produzido, desenvolvido e comercializado por empresas. Se quiser saber mais sobre algumas inovações em T.I. que estarão presentes e bem fortes em 2020, não deixe de conferir este artigo aqui.


O Porquê os gestores devem aprender a linguagem de T.I. está na associação entre a tecnologia de informação e a gestão empresarial. Continue acompanhando o artigo para saber mais.


Entenda Porque os gestores devem aprender a linguagem de T.I.:


Inicialmente, a computação era um mecanismo que possibilitava automatizar algumas tarefas das empresas.

Com o avanço da tecnologia, os grandes equipamentos começaram a perder espaço para máquinas cada vez mais compactas e poderosas.

Já a evolução das telecomunicações permitiu que computadores passassem a se comunicar com qualquer lugar do mundo. A partir daí, as máquinas passaram a não apenas automatizar, mas também lidar com informações.


A linguagem de TI veio para somar ao mercado tão competitivo, de forma que quem souber aproveitá-la melhor, terá maior destaque. E Este é um dos componentes mais importantes de uma empresa.

Isso porque ela está presente nos níveis estratégicos, tático e operacional de uma empresa, contribuindo para o seu desempenho e lucratividade.

Diante dessas mudanças, o papel do gestor é nortear suas ações pelo princípio de flexibilidade na análise das situações, ficando atento e vem informado sobre suas obrigações e buscando maneiras de chegar a excelência em suas ações.



Como os gestores podem utilizar a linguagem de T.I.:


Com o passar dos anos, muitos modelos de gestão foram idealizados e ferramentas foram criadas, deixando o dia a dia das empresas e das pessoas mais simples e fácil.

Essas ferramentas são elaboradas por sistemas de informação e orientadas para o resultado, auxiliando os gestores nessa atividade.

Entretanto, é de estrema extrema importância que os gestores estejam atentos ao macroambiente, compreendendo o que pode afetar o poder de compra de uma pessoa e suas necessidades.


A tecnologia funciona apenas como um auxílio para orientar na gestão. E não é apenas de TI que um gestor deve ter conhecimento, e sim de finanças, operação e produção, marketing, gestão de pessoas, logística, economia, etc.

A grande vantagem da tecnologia de informação é que seus sistemas transformam dados em informações capazes de auxiliar no processo de tomada de decisão da empresa.

Um sistema integrado que fornece as informações necessárias aos gestores é de fundamental importância para o planejamento e controle. Este, que deve estar incluso em atividades como controle de banco de dados e estoque, planejamento de produção, etc.

O desempenho da organização vai ser avaliado de acordo com a eficiência dos seus recursos. Nenhum sistema de controle irá conseguir abordar de maneira integrada todos os métodos de controle.


Dessa forma, os administradores irão fazer uso de instrumentos e métodos de controle, para conseguir lidar com os diversos elementos e atividades da organização.

A informação pode ser considerada um patrimônio, que agrega valor a empresa. Ela não se trata apenas de um monte de bytes aglomerados, mas sim, um conjunto de dados organizados e classificados que a empresa pode tirar proveito.


Essa informação pode até ser considerada crucial para a sobrevivência ou descontinuidade do negócio. E por isso, precisa ser bem aproveitada.

Se as informações forem utilizadas de modo inadequado, de nada valerá para a empresa e é nesse ponto o Porquê os gestores devem aprender a linguagem de T.I.


Usar a tecnologia para o gerenciamento é um método que deixa a gestão das informações muito mais precisas e fáceis de realizar uma tomada de decisão.

Além disso, tem benefícios como redução de custos das operações, relatórios mais precisos e mais rápidos, logística mais eficiente, mais produtividade para os colaboradores, mais tempo para que você possa se dedicar a empresa.


E também melhoria na estrutura organizacional, nos serviços oferecidos, nos fluxos de informação, na integração entre os gestores, na motivação das pessoas envolvidas no processo, etc.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo