3Green Atacado
O que os gestores de T.I. tem em comum com a ave-do-paraíso?

Pode parecer um pouco estranho, mas os gestores de TI tem mais em comum com as aves-do-paraíso do que você imagina. Incrivelmente chamativas e famosas por suas exuberantes penas, as aves-do-paraíso também ganham renome por sua organização na hora de crescer.
Um gestor de TI geralmente se reporta diretamente ao diretor de tecnologia de sua empresa, fornecendo atualizações e solicitando suporte de recursos para toda a equipe de tecnologia que o gestor supervisiona – e é aí que as semelhanças começam.
Saiba porque o gestor de TI tem muito em comum com as aves-do- paraíso.
Tão importante quanto quem é o diretor de tecnologia é quem o diretor de tecnologia supervisiona e lidera. Um gestor de TI provavelmente é responsável por responder a essas perguntas:
- As equipes individuais de TI estão alcançando suas metas?
- As equipes estão tendo problemas para trazer seu produto ou solução para a linha de chegada?
- Outros departamentos estão apoiando o departamento de TI no fornecimento do suporte, recursos, infraestrutura, etc. necessários?
Então, o gestor de TI precisará organizar exatamente toda a estrutura do negócio para que os processos sejam realizados com eficácia e tudo saia de acordo com o planejado, certo?
Podemos encontrar esse comportamento nas aves-do-paraíso quando os machos precisam organizar de maneira detalhada cada um dos pedacinhos de seus locais de acasalamento – tudo isso para que a fêmea possa aprovar o trabalho e eles possam, então, se reproduzirem.
Requisitos comuns para um gestor de TI incluem:
- Bacharel em programação, ciência da computação, engenharia da computação ou área afim.
- Vários anos de experiência no gerenciamento de funcionários em um ambiente de TI.
- Vários anos de experiência trabalhando com sistemas específicos como relevantes para sua empresa - por exemplo, sistemas EMR / EHR em tecnologia de assistência médica.
Algumas das qualidades necessárias para ser mais bem-sucedido no mundo do computador e da TI incluem o seguinte:
1 - Excelentes habilidades analíticas
Os grandes profissionais da computação possuem excelentes habilidades analíticas que podem ser aplicadas para resolver problemas ou desenvolver novas ideias – bem como um psicólogo gerencia as questões na terapia.
Assim também são as aves do paraíso. Estas aves analisam dezenas de locais antes de estabelecerem um ninho e fazem alterações necessárias para que o local onde colocarão os ovos seja o mais perfeito possível.
2 - Uma atenção ao detalhe
O menor erro pode afetar a aparência de uma página da Web ou a execução de um programa. A equipe de computação deve prestar muita atenção aos detalhes para garantir que tudo funcione corretamente e com eficiência.
Os detalhes que são encontrados em cada tipo de região nas quais as aves- do-paraíso se preparam para acasalar são muito trabalhosos e os machos prestam atenção em cada milímetro para agradar as fêmeas!
3 - Um Compromisso com a Tecnologia de aprendizagem
A tecnologia de informação está mudando constantemente, e aqueles gestores de TI que se mantêm a par dos últimos desenvolvimentos em tecnologia da informação são aqueles que terão mais sucesso.
As aves do Paraíso também são excelentes aprendizes. A sua dança do acasalamento, por exemplo, lembra muito a “hula” – dança típica do Havaí – que elas aprendem desde jovem vendo as aves mais velhas realizando.
4 - Boas habilidades de comunicação
As habilidades sociais da comunicação verbal e escrita são cada vez mais importantes, pois os não-técnicos confiam em ferramentas tecnológicas para seus negócios diários. Entender as necessidades de um cliente e a capacidade de atender a essas necessidades dependem muito de um fluxo constante de comunicação aberta.
As semelhanças também se encaixam no fato de que a ave-do-paraíso precisa se comunicar muito bem com seus semelhantes para que possa reproduzir e manter a espécie em equilíbrio. Uma ave do paraíso é capaz de identificar outra somente pela voz e cientistas acreditam que elas tenham uma das linguagens mais complexas do reino ornitológico.
5 - A capacidade de memorização de linguagens
Profissionais de informática devem conhecer muitas linguagens de programação e como usar uma grande variedade de programas de software. Uma ótima memória ajuda a manter o trabalho eficiente.
As aves do paraíso, assim como os gestores de TI, também conseguem memorizar uma série de sons humanos e até mesmo reproduzi-los a partir de suas notas sonoras.
6 - Capacidade de lidar com a multitarefa
As pessoas que trabalham com computadores geralmente estão envolvidas em muitas tarefas de uma só vez e devem ser capazes de gerenciar todas as suas responsabilidades simultaneamente.
As habilidades de gerenciamento de tempo e a capacidade de priorizar também são ativos muito importantes que fazem das aves-do-paraíso muito eficientes para o acasalamento e a manutenção da espécie, e os gestores de TI também impulsionam suas atividades a partir disso.
7 - Soluções sólidas de resolução de problemas / resolução de problemas
Os profissionais de computação são solicitados a resolver problemas com redes, software e outros programas –assim como as aves-do-paraíso precisam resolver rapidamente quaisquer problemas que as fêmeas encontrarem em seus processos de arrumação!
Espera-se que eles resolvam esses problemas muito rapidamente, e ter habilidades de resolução de problemas mais definidas é definitivamente um benefício, tanto para a espécie quanto para a empresa.
As aves do paraíso têm um dos maiores e mais desenvolvidos cérebros entre os pássaros. Elas são capazes de resolver problemas complexos. Algumas aves do paraíso criadas em cativeiro desenvolvem a capacidade de resolver quebra-cabeças simples e até de identificar formas.
8 - Versatilidade
Os gestores de TI mais bem sucedidos serão aqueles que possuem habilidades que vão além da tecnologia da informação, como habilidades em negócios e finanças – assim como as variadas habilidades das aves-do- paraíso.
Outra palavra para isso seria a adaptabilidade, coisa que as aves do paraíso têm muito. Elas conseguem se adaptar bem a mudanças climáticas e a outros ambientes quando precisam se mudar por conta de algum predador ou alguma amenidade da natureza.

E então? Conseguiu enxergar quais destas características das aves do paraíso
você, como gestor ou diretor de T.I. possui? Então deixe abaixo nos
comentários o que achou deste texto.